21/11/2013

o "CornoWagen"

A HISTÓRIA DO FUSCA COM “TETO SOLAR”.por Beto Cridê - 4/3/2011


Digo que o Fusca é um carro que tem alma. Mesmo depois de tantos anos sem a sua fabricação é comum ver nas ruas fuscas totalmente restaurados e de coleção. É o único carro que, olhando de frente, está sempre sorrindo para o dono. Ele é tratado como da família e perpetua por décadas, passando do avô para o neto. Damos nome e desejamos, boa noite! Então não duvide quando digo, “O Fusca tem alma”.
Antes de contar um pouco dessa história, na década de 50, na Alemanha, já eram comercializados Fuscas com teto solar, até em versões standards. Esta introdução é para explicar que o Fusca nacional com teto solar original de fábrica não pertencia às séries especiais que chegaram com essa nomenclatura em décadas posteriores.
Em 1965 a Volkswagen do Brasil lançava o maravilhoso Fusca com teto solar de fábrica, em aço, na cor do carro, equipamento com corte perfeito, acionado por uma manivela e a com forração super bem acabada.
O teto solar era para ser de linha e o acessório viria a agregar valor ao  Fusca Sedan, dando sequência ao que estava sendo feito pela matriz da empresa, na Alemanha. Mas, infelizmente o modelo teve sua produção encerrada com poucas unidades produzidas.
Na década de 60 vivíamos em uma sociedade machista e, me desculpem a expressão, algum “infeliz” que deveria ter muita vontade de ter um belo Fusca com teto solar original espalhou pela multidão que se tratava de um carro que poderia colocar a fidelidade de sua esposa em dúvida, pelo simples motivo do carro ter uma abertura no teto.
Mesmo com a Volkswagen promovendo campanha publicitária com anúncios que mostravam a família reunida, infelizmente as vendas despencaram depois que o Fusca com teto solar foi apelidado e conhecido até hoje com a péssima expressão popular de “cornowagen”. Era o início da evolução em carros nacionais de linha que foi prejudicada pelo “o que o outro poderia pensar”.
É comum em nosso País darmos apelido para pessoas ou coisas. Nos tempos de escola, quem não teve um apelido? Mas no caso do nosso querido Fusca foi o apelido mais infeliz que escutei até hoje. Naquela época a “história” ficou tão séria que quem tinha o carro chegou a mandar soldar o teto, isso mesmo soldar o teto. Eu mesmo já vi um Fusca com o teto soldado e jogado em um canto de oficina.
Hoje o Fusca com teto solar tem grande valor comercial. Restaram poucos, graças à visão futurista de seus donos que não se importaram com o dito popular e aguentaram o mal falar de seus vizinhos. Eu mesmo adoraria ter este exemplar, acho o máximo.
Sabe aquele Fusca que citei, que teve seu teto soldado e estava jogado no canto da oficina, estava lá para ser restaurado e como a marca da solda feita por dentro foi grosseira, manteve as linhas e ele vai receber novamente o seu teto solar original, como saiu da fábrica da Volkswagen em 1965. Ainda bem que existem pessoas preocupadas em manter a nossa história automobilística como eu, você e o dono desse fusca.
Hoje, os tempos são outros e o teto solar é comum em qualquer modelo de veículo nacional. Temos os originais de fábrica e muitos que são instalados depois de anos de uso do veículo. Porém, nada se compara ao charme de um antigo fusquinha com teto solar original.
Se você pretende comprar um Fusca antigo, ou mais um Fusca antigo, sugiro que  invista um pouquinho mais e compre este modelo. E, não fique preocupado, pois quando estiver andando pelas ruas as pessoas vão olhar e sorrir para você. Não pelo “dito popular” de antigamente mas sim porque você está dentro de um carro nacional raro, que nos traz alegria, que nos faz sorrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© UNIVOLKSCLUB - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: UNIVOLKS.
imagem-logo