18/11/2013

1600s - Bizorrao



Depois de tantas modificações feitas por amadores, para obter melhores resultados no quesito empenho, a Volkswagen resolve em 1974 lançar o Super Fusca que ficou conhecido na épocia como Fusca Bizorrão.
No contexto geral o carro não era muito diferente do Fuscão 1500. A carroceria era a mesma, e exteriormente a diferença aparecia na tampa traseira que recebia uma tomada de ar com uma carenagem feita de fibra de vidro na cor preta e a inscrição 1600S. Outro detalhe na parte externa, eram as rodas aro 14” idênticas as da Brasília com pneus radiais opcionais. E pra finalizar o exterior do Bizorrão, modificaram o escapamento para apenas uma saída e com descarga esportiva para o lado esquerdo. Outra curiosidade é ter sido fabricado apenas nas cores, amarelo, vermelho e branco.
Para o interior, o painel ganhava conta-giros, marcador de temperatura, relógio e amperímetro, o volante era o esportivo Walrod de três raios e bancos reclináveis.

O Bizorrão era mais aconchegante, pois seu fundo era forrado de carpete escuro e o câmbio mais curto para dar mais esportividade e conforto para o motorista e passageiros.
Mas o melhor ainda estava por vir, o motor 1600S de 65cv com carburação dupla, 5 a mais do que a Brasília, atingia 135,6Km/h e de 40Km/h a 100Km/h fazia em 25,7s contra os 31,3s da Brasília.

Já partindo da imobilidade, fazia de 0-100Km/h em apenas 16,5s, uma marca bem interessante para os pequenos da época.
Os acessórios usados no Bizorrão viraram objetos de desejo para os jovens da época, e era comum observar nas ruas, fusquinhas e fuscões, com escapamentos e rodas de Brasília, assim como os instrumentos de painel equipando seus besouros.



4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Os acessórios usados no Bizorrão viraram objetos de desejo para os jovens da época, e era comum observar nas ruas, fusquinhas e fuscões, com escapamentos e rodas de Brasília, assim como os instrumentos de painel equipando seus besouros.

    Na verdade foi justamente o contrário, a Volkswagen copiou o mercado usando no Bizzorão receitas já consagradas pelos "amadores", tais como escapamento dimensionado, dupla, instrumentos, rodas... disponíves fartamente no mercado de acessórios. Rodas de Brasilia se começou a usar em Fusca desde que a Brasilia foi lançada em 1973 e não depois de lançado o Bizorrão.

    Com excessão da tomada de ar traseira no Bizorrão - nome que não foi muito usado fora da propaganda da fábrica, a Volkwagen nada mais fez do que absorver a idéia de "Fusca equipado" daqueles que não tinha espírito de "Tiuzaum Zé Frisinho" nos anos 70's - eu vi. :)

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  3. Alias, os Fuscas "equipados" por "amadores" que se viam pelas ruas era muito mais intessantes e visualmente bonitos que o Bizorrão - tanto é que este não fez muito sucesso e nem vendeu bem, saindo de linha rapidamente.

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  4. Essa tomada de ar acredito que era de mal gosto inclusive quando foi lançada. Xunning. Que coisa feia!

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